07/10/2010

Buscando sabedoria 2

                 Este texto, que também achei no blog da Pukka, mas escrito por João Ubaldo Ribeiro, de quem sou fã de longa data, só reforça a minha opinião de que devemos buscar muita, muita, muita, mas muuuuuuuuuuuiiita sabedoria mesmo. E urgentemente! Antes que seja tarde demais. 

                     "Precisa-se de Matéria Prima para construir um País"


                    Com a proximidade das eleições para presidente, a grande preocupação de uma parte da população - na qual me incluo - é a possível eleição de mais um 'petista' (Dilma) para governar o nosso país... Este texto de João Ubaldo Ribeiro - escrito no início do governo Lula -  nos mostra que os nossos problemas  são bem mais complexos. É cultural... leiam com atenção..

                 A  crença geral anterior  era que Collor não  servia, bem como Itamar  e Fernando Henrique.Agora  dizemos que Lula  não serve. E o que vier depois de  Lula também não  servirá para nada... 

               Por  isso estou começando  a suspeitar  que o problema não  está no ladrão corrupto que  foi Collor, ou na  farsa que  é o Lula. 

              O  problema está em nós. Nós  como POVO. Nós  como matéria prima  de um país. Porque  pertenço a um país  onde a "ESPERTEZA“ é a moeda que sempre é valorizada, tanto ou mais do que o dólar.

             Um país onde ficar rico da noite para  o dia é uma virtude  mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores  e respeito aos demais.  
           Pertenço a um país onde, lamentavelmente os  jornais jamais poderão  ser vendidos como em  outros países, isto  é, pondo umas caixas nas calçadas onde se paga por um só jornal

          E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO OS DEMAIS ONDE ESTÃO.

         Pertenço ao país onde as "EMPRESAS  PRIVADAS" são papelarias particulares de seus empregados desonestos, que levam para casa, como se fosse correto, folhas de papel, lápis, canetas, clipes e tudo o que possa ser útil para o trabalho dos filhos...E  para eles mesmos. 

         Pertenço  a um país onde  a gente se sente  o máximo porque conseguiu "puxar"  a tevê a cabo  do vizinho, onde a  gente frauda a declaração  de imposto de  renda para não pagar  ou pagar menos impostos.

        Pertenço  a um país onde  a falta  de pontualidade é um  hábito.  Onde  os diretores das empresas  não valorizam  o capital humano. Onde  há pouco interesse  pela ecologia, onde  as pessoas atiram lixo  nas ruas edepois reclamam do governo por não limpar os esgotos.

       Onde  nossos  congressistas  trabalham dois  dias por semana para  aprovar projetos  e leis  que só  servem para afundar  o que não tem,  encher o saco do  que tem pouco e   beneficiar só a alguns. 

       Pertenço  a um país onde  as carteiras de motorista e os certificados médicos podem ser "comprados", sem fazer nenhum exame.

      Um  país onde uma pessoa  de idade avançada,  ou uma mulher com  uma criança nos braços, ou um inválido, fica  em pé no ônibus,  enquanto a pessoa  que está sentada finge  que dorme  para não dar o  lugar. 

      Um  país no qual a  prioridade de  passagem é para o  carro e não para o pedestre. Um país onde  fazemos um monte de  coisa errada,  mas nos esbaldamos em criticar  nossos governantes. 

     Como "Matéria Prima" de  um país, temos muitas coisas  boas, mas nos falta muito para sermos os homens  e mulheres de que nosso País precisa.

    Esses defeitos, essa "ESPERTEZA  BRASILEIRA" congênita,  essa desonestidade em pequena  escala, que depois cresce  e evolui  até converter-se em  casos deescândalo,  essa falta de qualidade humana, mais do que Collor, Itamar,

    Fernando Henrique ou Lula, é que é real e honestamente ruim, porque todos  eles são brasileiros  como nós, ELEITOS  POR NÓS.

     Nascidos  aqui, não em outra  parte... 

    Entristeço-me. Porque, ainda que Lula renunciasse hoje mesmo, o próximo presidente que  o suceder terá que  continuar trabalhando  com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo,somos  nós mesmos. 

   E não poderá fazer nada...  
   Não  tenho nenhuma garantia  de que alguém o possa fazer melhor. Mas enquanto  alguém não sinalizar  um caminho  destinado a erradicar  primeiro os vícios que temos como povo, ninguém  servirá.

   Nem  serviu Collor, nem serviu  Itamar, não serviu Fernando Henrique, e nem serve  Lula, nem servirá o  que vier.  

  Qual  é a alternativa?  

   Precisamos  de mais um ditador,  para que  nos faça cumprir a  lei com a força  e por  meio do terror? 

   Aqui  faz falta outra coisa.  
E  enquanto essa "outra  coisa" não comece a  surgir de baixo para  cima, ou de cima para  baixo, ou do centro  para os lados, ou como  queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados... 

    Igualmente  sacaneados! 

    É muito gostoso ser brasileiro.  Mas  quando essa brasilinidade utóctone  começa a ser um  empecilhoàs nossas possibilidades dedesenvolvimento  como Nação, aí a coisa  muda...  

   Não  esperemos acender uma  vela a  todos os Santos, a  ver se nos mandam um Messias.

   Nós  temos que mudar! Um  novo governante com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada..  Está  muito claro...  Somos  nós os que temos  que mudar.

   Agora,  depois desta mensagem, francamente  decidi procurar o responsável,  não para castigá-lo, senão  para exigir-lhe (sim,  exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que  não se faça de  surdo, de desentendido.

    Sim,  decidi procurar o responsável  e ESTOU  SEGURO QUE O  ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO.

"MEDITE!!!"  
É O QUE EU SEMPRE DIGO.
“O GOVERNO SOMOS NÓS,
OS  POLÍTICOS, NEM TANTO  ASSIM.” 
E  eu acrescento: o que nos falta é  EDUCAÇÃO!
(João Ubaldo Ribeiro)
       





É hora de mudanças!
"Seja a mudança que você quer ver no mundo".
                                  Mahatma Gandhi

Nenhum comentário:

Bem-vindos todos que chegaram até aqui.
Comente e compartilhe a sua opinião.
Se desejar acrescente uma imagem ou vídeo.
Para isso basta copiar a url e colocar aqui, na caixa de texto.
Clique na imagem ou vídeo desejado, com o botão direito do mouse, e clique em "copiar a url do vídeo" ou "copiar endereço da imagem".
Sintam-se bem-vindos.